Em busca da inteligência prática

Quando penso na lista de temas sobre os quais escrevo, fico surpreso com a paciência que os leitores tem comigo: carreira, negócios, tomadas de decisão, execução, soft skills, estratégia, networking, regulação emocional, ética, dinâmicas sociais...

Por incrível que pareça há, no entanto, um núcleo comum por trás de tudo isso: inteligência prática.

Eu lembro claramente quando essa unidade primeiro apareceu diante da minha consciência.

Era o final de 2019 e eu tinha decidido voltar à escrever em português.

Comecei a vasculhar meus próprios artigos e rascunhos de livros incompletos, procurando… alguma coisa. Eu mesmo não sabia exatamente o quê.

A pergunta que vinha à minha mente era: O que há de realmente importante aqui? Qual é o principal valor que posso gerar para a vida das outras pessoas?

Foi aí que minha atenção foi saindo das teorias e indo para a minha trajetória de vida, e para as demais vidas que eu tinha observado.

Certamente havia ali muitas discussões teóricas interessantes, mas muito daquilo cabia em um caminho acadêmico que não era mais o meu.

Fui percebendo então que o principal benefício que eu tirara daqueles estudos não era exatamente a teoria, mas uma série de habilidades e traços de personalidade, desenvolvidos ao longo dos anos.

A própria capacidade de entender o mundo, no fim das contas, é muito mais uma habilidade — no sentido americano de skill — do que qualquer outra coisa, isto é, um jeito de observar, de guiar a atenção, de se deixar afetar pelo que é real.

Foi por isso que fiquei fascinado com o princípio de inteligência prática — como usar a cabeça para superar os problemas reais da vida concreta?

Esse tem sido o fio conduto das minhas pesquisas. E eis a boa notícia: eu aprendi coisa pra caramba nesse caminho e tenho conseguido ensinar isso para outras pessoas.

Fico muito feliz em perceber que várias pessoas já estão conseguindo tomar decisões mais rapidamente, regular melhor suas emoções e traçar projetos estratégicos (como planejar corretar uma vida no exterior, por exemplo).

Nas próximas semanas, irei aprofundar os detalhes do sistema que tenho desenvolvido.

P.S.: Para não perder nenhum texto novo, entre na lista de e-mail. Entrando por aqui, você recebe um e-book e uma série de aulas sobre minha abordagem.

E-book e mini-curso gratuitos

Os pilares da vida concreta

Conheça uma abordagem que lhe ajudará a enfrentar os desafios da vida

A inscrição é 100% gratuita e você pode sair a qualquer momento