O maior erro de quem falar em sair do país — a zona de indecisão

Desde que eu me mudei para o Canadá, fico impressionado com a quantidade enorme de pessoas que me enviam perguntas sobre como sair do Brasil.

Porém, mais impressionante do que a quantidade de gente pensando nessa decisão é o fato de que pouquíssimas pessoas realmente tomam a decisão de sair.

O mais comum é as pessoas passarem anos na zona de indecisão da imigração. Elas falam muito em ir para fora, pesquisam sobre diferentes países, começam (e abandonam um cursinho de línguas), chegam a contratar um agente de imigração e…

… o tempo passo e elas continuam na mesma.

A zona de indecisão é um dos maiores erros dos imigrantes.

É um desperdício enorme de energia, que nem lhe ajuda a criar uma vida fora do país nem lhe permitir entrar de cabeça em projetos no Brasil.

A distância entre o plantio e a colheita

Mas veja: não estou dizendo que é errado explorar ideias.

Não é a toa que a figura do flâneur, o sujeito que simplesmente saía para caminhar sem rumo por uma cidade, capturou a imaginação literária francesa: nem tudo na vida é produtividade. É preciso deixar o pensamento para alimentar nossa criatividade e simplesmente aproveitar a vida.

Dito isso, há uma diferença entre imaginar, buscar informação e… ficar pulando nervosamente de um galho para outro.

Na vida prática, é preciso passar um tempo investindo em uma determinada direção antes de começar a colher os frutos de qualquer projeto.

Se você começa a estudar para um concurso, depois passa semanas traçando uma estratégia de imigração, e antes de dar entrada na papelada já está pensando em fazer uma nova graduação, o que vai acontecer na sequência é óbvio.

Você nem vai passar no concurso, nem terminar a faculdade, nem se mudar para um novo país.

Você tem todo o direito de explorar ideias, mas você só terá o direito de colher frutos depois que tiver feito o trabalho de começar a plantar as sementes de um projeto.

Ou seja, saía o quanto antes da zona da indecisão.

O seu “eu futuro” vai lhe agradecer por isso.

Como sair da zona de indecisão

Uma coisa que pode lhe ajudar a sair da zona da indecisão: entenda o “ciclo de plantio” da imigração.

Você não precisa planejar toda a sua vida antes de imigrar.

É bastante comum que as pessoas passem alguns anos em um país e depois se mudem novamente, seja porque começam a trabalhar em uma empresa global ou porque, depois de acumular patrimônio em um país de renda alta, decidem se mudar de volta para aproveitar o custo de vida de um país de renda mais baixa.

Porém, você precisa estar disposto a investir no mínimo alguns anos para começar a colher os frutos dessa decisão.

Dependendo de quão organizado você for, pode levar até um ano para você conseguir juntar a papelada e chegar no país-alvo. E, depois, mais alguns anos para chegar no emprego ideal.

Mas não estou dizendo para você ser paciente demais. Também é possível errar por excesso de calma.

A estratégia que eu recomendo é que você se mude nos próximos meses e consiga um emprego nas primeiras semanas, para acelerar seu caminho até o emprego ideal.

Nessa aula, eu falo mais sobre como tomar essa decisão e planejar uma vida no exterior.

E-book e mini-curso gratuitos

Os pilares da vida concreta

Conheça uma abordagem que lhe ajudará a enfrentar os desafios da vida

A inscrição é 100% gratuita e você pode sair a qualquer momento