A vantagem canadense
Quem me conhece sabe que eu sempre repito isso: nenhum país é perfeito. Cada país tem um pacote de vantagens e desvantagens.
Cada pessoa tem que fazer um cálculo de custo e benefício para ver como essa decisão se encaixa na sua vida.
Basicamente, você tem que ver se o “Pacote Canadá” faz sentido para você.
Pontos positivos do Pacote Canadá
Indo direto ao ponto: a vantagem essencial do Canadá é ser um país desenvolvido, com um sistema de imigração lógico e transparente e com possibilidade significativa de progressão econômica para os recém-chegados.
Em outras palavras: é uma boa opção para quem quer sair do país legalmente para ganhar dinheiro.
Em termos de economia, o Canadá tem um nível de renda próximo da média européia (menos rico que a Suíça, mais rico que os países mediterrâneos) e um pouco abaixo dos EUA.
Assim como a Europa, o Canadá passa por um desafio demográfico (muitos idosos, pouco jovens), então ele precisa atrair imigrantes.
Outra das grandes vantagens do Canadá: o país é ridiculamente seguro e organizado.
Para quem vem do Brasil, essa é a grande mudança. Depois de alguns anos, você até esquece que existe a possibilidade de ser assaltado.
Em termos de políticas públicas, o Canadá fica no meio do caminho entre Europa e EUA. Embora ele tenha se movido à esquerda nos últimos anos, o Canadá está longe de ser um país “socialista” (veja o texto que escrevi sobre o progressismo canadense).
Em certos períodos, o Canadá chega aparecer acima dos EUA em índices de liberdade econômica, dependendo da métrica utilizada (falarei mais disso no meu texto sobre a relação EUA-Canadá).
Em termos de dinâmicas sociais, o Canadá é um país de alta coesão social (muita confiança mútua, espírito de colaboração), alta privacidade (ambientes silenciosos, geralmente as pessoas não se metem na vida dos outros) e um certo espírito legalista (geralmente as pessoas cumprem as regras e evitam discussões públicas).
Obviamente, esse último parágrafo é um pouco uma questão de gosto, mas creio que a maioria das pessoas colocaria isso na categoria “pontos positivos”.
Pontos negativos
A principal desvantagem do Canadá é o óbvio: o país é mesmo frio pra caramba.
Graças à tecnologia atual, isso não é mais um grande problema, pois as casas são perfeitamente aquecidas, mas isso significa que geralmente se passa muito tempo dentro de casa durante o inverno.
Os canadenses tentam compensar isso sendo especialmente ativos no verão, praticando esportes de inverno e fugindo para a Flórida ou para o Caribe durante o período mais pesado de frio.
Outra desvantagem do “Pacote Canadá” é o custo de vida.
Em particular, o preço de imóveis (tanto para compra como aluguel) disparou nos últimos anos, tornando a vida difícil para quem não tem renda local. Por isso, o Canadá não é um país muito atrativo para aposentados e para “nômades digitais”.
Pelo mesmo motivo, os imigrantes enfrentam dificuldade nos primeiros meses, antes de conseguir um emprego local.
A vantagem competitiva do Canadá no cenário global
Novamente: nenhum país é perfeito. O Pacote Canadá tem coisas boas e ruins: custo de vida alta, renda alta, segurança, abertura à imigração.
Faz sentido imigrar com esse pacote? Depende do caso.
A meu ver, a vantagem competitiva do Canadá é a combinação entre sistema de imigração transparente e oportunidade de trabalho.
Há países mais ricos (como os Estados Unidos e Suíça) e com clima melhor (países do mediterrâneo). Porém, é difícil imigrar para o primeiro grupo e difícil conseguir bons emprego no segundo.
Portanto, o Canadá é uma boa opção para quem está procurando um caminho transparente e direito para entrar no mercado de trabalho de um país desenvolvido.
E-book e mini-curso gratuitos
Os pilares da vida concreta
Conheça uma abordagem que lhe ajudará a enfrentar os desafios da vida
A inscrição é 100% gratuita e você pode sair a qualquer momento